O texto em questão faz indagações pertinentes no que diz respeito à área da comunicação, pois com o surgimento das novas tecnologias surgiram também novos tipos de mídias que até então se restringiam ao rádio, jornal impresso e tv. Com este advento, as coisas foram se modernizando e paralelamente, começaram a surgir às inquietações principalmente sobre os blogs. Em que parte da comunicação estariam inseridos? O que os blogs produzem, são notícias ou informação?Compartilho do pensamento de Quadros que diz: “Os blogs são um novo tipo de jornalismo, onde o mais importante não é como a matéria foi produzida, se foi um repórter que apurou os dados diretamente com a fonte, se é uma cópia do que os demais veículos publicaram... O que importa é a informação.” (QUADROS et al. 2005, p.11). Vale salientar, que este modelo de comunicação trouxe uma maior independência aos seus criadores no que concerne a divulgação do produto noticioso, coisa que não teriam num veículo institucionalizado. Outro momento no texto que corrobora com este pensamento é que por detrás dos blogs de diários digitais há jornalistas experientes, que seguem, na maioria das vezes, as rotinas produtivas de sua profissão na construção da notícia. A web está repleta de blogs, começando pelos jornalistas mais conceituados até aos anônimos. Podemos citar como exemplo, Ricardo Noblat e Ricardo Kotscho, o primeiro ainda trabalha com impresso, o segundo adotou definitivamente este novo modelo. O conceito de Gieber reza que notícia não é algo com existência própria, mas sim uma convenção estabelecida por seu produtor. Como diz no texto, que apesar de algumas notícias que são divulgadas em blogs serem copiadas literalmente de outros meios informativos, não deixa de existir alguém por trás produzindo essa informação, o que em minha modesta opinião: é jornalismo.
Por Antônio Irismar de Almeida
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