sexta-feira, 6 de junho de 2008

Oficina de Fotografia fez parte da Semana Acadêmica de Comunicação Social da Facitec






Alunos de jornalismo e publicidade prestigiaram o evento dispostos a conhecer um pouco mais da linguagem fotográfica.


Realizou-se entre os dias 27 e 29 de maio na Facitec, a semana acadêmica com o tema:
Novas Tecnologias da Comunicação.” O evento contou com palestras e oficinas ministradas por profissionais renomados que atuam na área da comunicação, como também com a participação de professores da própria faculdade. Dentre as oficinas, uma despertou muito interesse por parte do alunato que foi a de Linguagem Fotográfica ministrada pela a professora e fotográfa profissional Ana Nascimento. Participaram da oficina, cerca de 15 alunos. No decorrer da exposição, a professora abordou vários temas da linguagem fotográfica como: A fotografia como transformação do real, a fotografia como um traço do real e finalmente o posicionamento do fotográfo e os recursos técnicos. Um dos pontos altos da explanação foi quando a professora explicou o impacto que a fotografia causa nas pessoas. Segundo ela, ao serem fotografadas, umas ficam mais soltas e desinibidas, outras ficam envergonhadas por não gostarem de se expor. Outro assunto comentado foi o beneficio que as novas tecnologias trouxeram para o mundo fotográfico como, por exemplo, o advento da câmera digital. “A câmara digital trouxe um grande benefício tanto para o fotográfo como para o fotografado, pois, permite que ambos vejam instantaneamente a qualidade de resolução da fotografia” afirma Ana. Após falar das novas tecnologias Ana Nascimento concedeu uma entrevista a nossa reportagem.

Reportagem-Durante a oficina a senhora afirmou que a tecnologia digital trouxe um grande benefício para os amantes da fotografia, pois permite imediatamente que a pessoa avalie a qualidade da foto. Com este advento surgiram também os softwares de edição, como por exemplo, o photoshop que corrige as imperfeições. Isto não tira a originalidade da fotografia?

Ana Nascimento – Depende da quantidade de manipulação que se faz na imagem.

Porque aí vai depender do nível de edição, de transformação e de tratamento que a imagem sofre. Você pode usar o tratamento a menos pra melhorar um pouco do brilho e do contraste, que isso não vai alterar a mensagem da fotografia. Agora quando você altera os elementos constitutivos da foto,quando você coloca elementos que não fez parte daquela fotografia, como, por exemplo, uma pessoa que não estava no momento, um sorriso numa boca que não estava sorrindo, uma lágrima num olho que não estava chorando, aí você altera a conotação e transforma o que é a fotografia mesmo. Fotografia não é isso

Reportagem-Professora, estas alterações fotográficas acontecem mais em revistas comerciais como a playboy que necessita de um produto melhor acabado porque o objetivo é mercadológico. Em sua opinião, a senhora prefere a foto natural ou tratada?

Ana Nascimento-Aí, a gente está falando de duas fotos diferentes, foto jornalismo que é a área que eu sempre trabalhei, não permite, não tem espaço pra este tipo de manipulação, mas no caso da playboy ali existe um produto à venda, e na publicidade é possível fazer qualquer tipo de manipulação de maneira a seduzir o cliente, são coisas muito diferentes o jornalismo da publicidade. Ali é uma pessoa que está entre aspas à venda. Ela está mostrando o corpo dela para seduzir o leitor, pra fazer com que o leitor queira comprar aquela revista, então ela tem que se mostrar bonita, sem celulite, e sem estria. Houve um caso que repercutiu negativamente no mercado de uma pessoa que saiu na playboy sem o umbigo, durante o tratamento da foto tiraram o umbigo dela e a revista foi impressa com a modelo assim mesmo, só depois perceberam o grande erro.

Reportagem-Então comparando os dois tipos de fotografias, quer dizer que a fotografia de jornal é informativa, e no caso da playboy é mercadológica?

Ana Nascimento-Exatamente, é mercadológica. Ela tem o objetivo de seduzir a pessoa que está consumindo a foto.

Por Antônio Almeida

Deu no blog Jornalístico: É notícia?



O texto em questão faz indagações pertinentes no que diz respeito à área da comunicação, pois com o surgimento das novas tecnologias surgiram também novos tipos de mídias que até então se restringiam ao rádio, jornal impresso e tv. Com este advento, as coisas foram se modernizando e paralelamente, começaram a surgir às inquietações principalmente sobre os blogs. Em que parte da comunicação estariam inseridos? O que os blogs produzem, são notícias ou informação?Compartilho do pensamento de Quadros que diz: “Os blogs são um novo tipo de jornalismo, onde o mais importante não é como a matéria foi produzida, se foi um repórter que apurou os dados diretamente com a fonte, se é uma cópia do que os demais veículos publicaram... O que importa é a informação.” (QUADROS et al. 2005, p.11). Vale salientar, que este modelo de comunicação trouxe uma maior independência aos seus criadores no que concerne a divulgação do produto noticioso, coisa que não teriam num veículo institucionalizado. Outro momento no texto que corrobora com este pensamento é que por detrás dos blogs de diários digitais há jornalistas experientes, que seguem, na maioria das vezes, as rotinas produtivas de sua profissão na construção da notícia. A web está repleta de blogs, começando pelos jornalistas mais conceituados até aos anônimos. Podemos citar como exemplo, Ricardo Noblat e Ricardo Kotscho, o primeiro ainda trabalha com impresso, o segundo adotou definitivamente este novo modelo. O conceito de Gieber reza que notícia não é algo com existência própria, mas sim uma convenção estabelecida por seu produtor. Como diz no texto, que apesar de algumas notícias que são divulgadas em blogs serem copiadas literalmente de outros meios informativos, não deixa de existir alguém por trás produzindo essa informação, o que em minha modesta opinião: é jornalismo.

Por Antônio Irismar de Almeida

O futuro depende do hoje

Se continuarmos maltratando o Planeta, não teremos futuro.

Água: saiba usar para não deixar faltar

O futuro da Terra pode não ser tão animado assim se não tivermos cuidado com a água.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Termina a semana acadêmica


Semana acadêmica tem desfecho excepcional. Apesar do atraso o vento contou com a célebre presença do palestrante Rogério Dy Fuente (da rádio senado), como o tema “Impactos das tecnologias digitais no radio”. Fez uma rápida explicação da historia do rádio e seus avanços, segundo Fuente a convergência de mídia é uma nova forma de fazer rádio ainda disse mais “a rádio não vai acabar vai mudar o jeito de ser feita”. Fuente também abriu a debate sobre o tema com os acadêmicos presentes que participaram com muito entusiasma, já que se tratava de uma personagem experiente na área do rádio.
A programática do evento terminou com a apresentação da peça “Wilson vai”. Que teve a participação dos alunos do primeiro semestre de publicidade (matutino) que com muita alegria e bom humor levou os acadêmicos a gargalhadas. O balanço feito pela coordenação de comunicação social foi que o evento superou todas as expectativas e que ano que vem concerteza a tendência e só melhor.

terça-feira, 3 de junho de 2008

EXPECTATIVA PARA AS OLIMPÍADAS 2008


Em meio a um momento de grande desenvolvimento na China, acontecerá as Olimpíadas 2008. Pessoas de todo o mundo aguardam com expectativa o evento. A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 08 de agosto, às 8 da noite, com 3 horas de duração. O tema dos jogos será “Nova Beijng (Pequim), Grandes Olimpíadas”.

Foram criados cinco mascotes com os nomes: Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini. Com cores diferentes, representarão os cinco continentes e arcos dos símbolos dos Jogos Olímpicos. Milhões de dólares estão sendo investidos na construção de complexos esportivos, sistemas de transporte e alojamento para os atletas. As disputas ocorreram em Pequim, Tiajin, Hong Kong, Xangai, Qingdao, Shenuang e Quinhuandao.

Ao todo serão disputadas 34 modalidades esportivas, entre as quais estão o ciclismo, basquetebol, esgrima, tênis de mesa e pólo aquático. Feita de alumínio, a Tocha Olímpica pesa 985 gramas, com 72 cm de altura. Para acender o fogo é usado o combustível propano. A tocha foi acesa na Grécia, no dia 24 de março e percorrerá vários países antes de chegar na cidade de Pequim, em 08 de agosto, o dia da consagração da abertura dos jogos.