sábado, 31 de maio de 2008

Semana de Comunicação da Facitec

Nesta terça feira, dia 27 de maio, iniciou-se a Semana de Comunicação da Facitec no auditório da faculdade, com o tema principal As novas tecnologias na Comunicação. Os acadêmicos assistiram palestras e participaram de debates.

Foi ministrada uma palestra pelo jornalista Jonas valente, que fez uma explanação sobre as novas tecnologias, as novas função do jornalista e o mercado de trabalho, e as novas gerações de profissionais jornalistas.

Durante a abertura da Semana de Comunicação a professora Rafisa Amaral, fez uma apresentação da história da fotografia, a história do cinema a imagem e a fotografia a evolução do cinema, e da toda a evolução até hoje com as novas tecnologias.

O professor e Jornalista, Jonas Valente, falou da ética no Jornalismo, o que é produzido, as entidades de classe, quem manda na produção do jornalismo, qual a situação dos editores e a qualidade das informações que são produzidas para a sociedade. A convergência amplia o direito de informação, e gera novos desafios para profissionais que os novos jornalistas terão que encontrar pela frente.

O Professor de publicidade, José Neto, fez uma apresentação sobre o poder das marcas, citou como exemplo a Harlly Davidson, uma marca muito forte para os colecionadores de motos, que começou em 1903, e até hoje faz sucesso. O professor explicou como a simplicidade da marca faz sucesso em todo mundo, além de citar outra marca que está na mente das pessoas, como a caca-cola, que é conhecida ee faz sucesso no mundo todo.

Semana de Comunicação da Facitec

Nesta terça feira, dia 27 de maio, iniciou-se a Semana de Comunicação da Facitec no auditório da faculdade, com o tema principal As novas tecnologias na Comunicação. Os acadêmicos assistiram palestras e participaram de debates.

Foi ministrada uma palestra pelo jornalista Jonas valente, que fez uma explanação sobre as novas tecnologias, as novas função do jornalista e o mercado de trabalho, e as novas gerações de profissionais jornalistas.

Durante a abertura da Semana de Comunicação a professora Rafisa Amaral, fez uma apresentação da história da fotografia, a história do cinema a imagem e a fotografia a evolução do cinema, e da toda a evolução até hoje com as novas tecnologias.

O professor e Jornalista, Jonas Valente, falou da ética no Jornalismo, o que é produzido, as entidades de classe, quem manda na produção do jornalismo, qual a situação dos editores e a qualidade das informações que são produzidas para a sociedade. A convergência amplia o direito de informação, e gera novos desafios para profissionais que os novos jornalistas terão que encontrar pela frente.

O Professor de publicidade, José Neto, fez uma apresentação sobre o poder das marcas, citou como exemplo a Harlly Davidson, uma marca muito forte para os colecionadores de motos, que começou em 1903, e até hoje faz sucesso. O professor explicou como a simplicidade da marca faz sucesso em todo mundo, além de citar outra marca que está na mente das pessoas, como a caca-cola, que é conhecida ee faz sucesso no mundo todo.

Convergência de Mídias


Quando se fala em convergência de mídias, o que se imagina logo é a possibilidade de integração de todas as mídias em um só meio de comunicação, principalmente o computador (que reúne outras mídias), como o som (rádio), vídeo (televisão), texto (jornal e revista).

No entanto, a convergência vai além do computador, pois as pessoas hoje utilizam como meios de comunicação o telefone celular, aparelho prático para falar e com diversas funções, também com integração de mídias.

Diante de todos os avanços tecnológicos da inovação, existem outras realidades no cenário das Comunicações, como a quantidade de informações que as pessoas têm hoje e, além disso, o profissional de Comunicação pode estar em qualquer lugar, e não fica preso à redação e apuração. Com uma câmera ele registra tudo, e depois redige o texto, elabora a matéria para veiculação e divulgação.

Com as facilidades do blog, o jornalista pode postar suas matérias e divulgar suas idéias, basta saber dominar as novas tecnologias de hoje. Contudo, a tecnologia não extinguiu as mídias habituais, mas deu força e agilidade para a utilização delas. Os computadores da digitalização proporcionam que os usuários se tornem autores dos produtos e da informação.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Rádio foi tema da última palestra da Semana de Comunicação Social

No último dia da Semana de Comunicação Social da Faculdade Facitec, o palestrante Rogério Fuente, graduado pela UnB, falou por mais de uma hora sobre "A convergência digital e o rádio difusão – o rádio vai desaparecer?" Segundo ele, a melhor forma de se contar uma história continua sendo através do lide, este detalhe é fundamental desde os tempos do filósofo Aristóteles.

A história do rádio no Brasil começou a partir do ano de 1894, com o Padre Landel. Em 1916, o meio acústico começou a ser desenvolvido ainda que muito timidamente, quando as pessoas eram incentivadas a montar seu próprio aparelho receptor. Em 1920, impulsionados principalmente pelo fim da Primeira Guerra Mundial e iminente início da Segunda Guerra, os Estados Unidos da América começaram a investir em equipamentos. Logo atrás veio a Alemanha, também com interesses bélicos.

Na década de 30 o rádio passou a ser uma verdadeira "febre" e várias empresas começaram a investir na produção em massa de aparelhos cada vez mais modernos de transmissores. Fuente acrescentou que, nos últimos 80 anos, o rádio tem evoluído junto com a tecnologia, chegando à digitalização do áudio, que é considerado o auge da modernidade. Atualmente o processo de montagem não é mais mecânico e lento como antigamente. Era preciso a ajuda de um operador para se gravar uma notícia. Hoje, o próprio repórter faz a matéria em menos de 5 minutos, coisa que era feita antes em horas, quando não em dias.
Para o palestrante, as rádios são um meio de comunicação que estão longe de serem extintas, até porque, elas pautam grandes agências de notícias. É o caso da Rádio Senado, que tem, em média, 1.500 acessos quase que diários dessas agências. Embora muitos acreditem que as rádios têm um tempo curto de duração, Fuente afima que elas ainda podem durar muito tempo.

Universitários na Semana de Comunicação

A faculdade Facitec está com uma ótima programação. Nos dias 27,28 e 29 de Maio acontecerá a Semana Acadêmica de Comunicação Social um evento que tratará palestras e oficinas tanto para os turnos diurnos como para o noturno.

O tema que será abordado e “As novas tecnologias da Comunicação” onde jornalistas e publicitários terão um maior conhecimento e poderão debater sobre fatos atuais que envolvem suas respectivas profissões.

No auditório da Facitec pela manhã ocorrerá uma palestra com a professora Rafiza Varão que falará sobre o pré-cinema de Muybridge e depois debaterá com os alunos. E no mesmo dia Jonas Valente do Sindicato dos Jornalistas vem apresentar a Ética e as Novas tecnologias.

Nas oficinas serão abordados vários assuntos com temas ligados a comunicação com aulas práticas ministradas pelos professores da própria instituição. E quem não estava inscrito nas oficinas pode assistir a palestra do professor José Neto “O poder da Marca”. E no último dia Rogério dy La Fuente da Rádio Senado falará do rádio no Brasil.

Por Daniela Alves

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Muita diverção no ultimo dia do encontro de comunicação da Facitec

Quem disse que informação e diverção não andam juntas? O que marcou o último dia do encontro de comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas foi a vontade de aprender com a descontração do encerramento do evento. A faculdade contou com a presensa do jornalista Rogério Dy La Fuente da Rádio Senado, que deu uma verdadeira aula de rádio jornalismo, radiodifusão e o enfoque da palestra que era a tecnologia inserida no meio.

No fim da palestra de Rádio, o professor e diretor geral da Facitec, Bráulio Pereira Lins, encerrou o evento de forma brilhante, dando inicio às apresentações cuturais. A apresentação da aluna de Publicidade e Propaganda, Aline Alves levantou o astral do público presente, fazendo com que todos cantassem.

Todos estavam ansiosos para o que estava por vir, e com razão. As turmas de Jornalismo e Publicidade uniram forças e apresentaram uma paródia da música de I WILL SURVIVE(Gloria Gaynor), mais uma vez levantando a galera e fazendo todos cais na gargalhada.

Por Julyana Almeida

Semana Acadêmica de Comunicação Social da FACITEC acaba com muita animação

Acabou, nesta quinta feira, a Semana Acadêmica de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas – FACITEC. O último dia do evento ofereceu aos estudantes uma grande surpresa. A programação de encerramento teve início às 9hrs da manhã com a palestra de quase duas horas sobre Radiojornalismo versus convergência de mídias, ministrada por Rogério Dy La Fuente, jornalista da Rádio Senado. Em seguida, o Diretor Geral, Bráulio Pereira Lins, fez um breve discurso de agradecimento a todos que participaram do evento.

No entanto, os minutos finais da semana de comunicação, preenchidos com apresentação cultural e o Show Musical, foram os mais extrovertidos. Primeiro, Aline Alves, estudante de publicidade, encantou a platéia com sua bela voz. Ela cantou e tocou os sucessos Por Mais Que Eu Tente da cantora Marjoriete Estiano e Velha Infância dos tribalistas.

Por fim, os alunos de publicidade do 1º semestre, Jhone e Douglas, interpretaram a música "Wilson Vai", do grupo “Os Parabrisas do Fracasso”. Esse foi o momento auge de descontração. A coreografia cômica e provocante animou os que ainda estavam no auditório. Além da encenação, chamou a atenção também o figurino dos rapazes. Douglas estava maquiado, usando vestido e salto alto, enquanto, Jhone optou por um vestir um colete apertado preto e uma bermuda de lycra. Os futuros publicitários arrancaram gargalhadas do público.

Palestra sobre a história do rádio encerra a Semana Acadêmica de Comunicação da FACITEC.


No ultimo dia da Semana Acadêmica de Comunicação da FACITEC, (29), no período da manhã, houve uma palestra de encerramento. A palestra desta vez era sobre a história do rádio, Rogério Dy La Fuente que trabalha na Rádio Senado, ministrou a palestra ressaltando o rádio desde seu surgimento até os dias atuais como tecnologia de informação.


Começou analisando que os aparelhos de transmissão eram enormes e as patentes mais progressivas."As patentes eram assinadas rapidamente, tudo o que se fazia a pessoa corria e patenteava"- disse La Fuente.


Ainda sobre a história focou que o lançamento de rádio oficial no Brasil ocorreu no ano de 1922 e que em 1923 Edgar Roquete Pinto estava no ar com sua emissora instalada no Rio de Janeiro. Mais adiante em 1936 o Brasil foi presenteado com uma emissora estatal, era a Rádio Nacional.


Para La Fuente o objetivo do rádio é atingir a massa e " junto com ele ( o rádio) as convergências de mídia só tendem a melhorar, já teremos em breve, também, a rádio digital".


As radionovelas são um grande exemplo de convergências de mídia, para ele a rádio sobreviveu devido ao esporte, a segmentação e a regularização. "A tecnologia ajuda às condições instantâneas, a radioweb, por exemplo, qualquer um pode fazer e ter em casa" e enfatiza que as convergências não devem acabar com a rádio e sim ampliar o seu poder de comunicação.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Semana Acadêmica de Comunicação Social traz conhecimentos extras aos estudantes


A Faculdade FACITEC está promovendo aos alunos do curso de comunicação social a Semana Acadêmica. Com duração de três dias o evento pretende levar conhecimentos e interação aos estudantes. Nesta terça feira foram realizadas oficinas e palestras. Aqueles que se inscreveram ficaram em salas com professores, cada um com tema. Os temas foram: foto para vídeo com o professor Paulo Duro; técnica de reportagem com a professora Fernanda Vasques; linguagem fotográfica com a professora Ana Nascimento; imagem por trás do espelho com o professor José Geraldo; direção de arte gráfica com o professor Paulo Vitor, marketing pessoal com a professora Ivone. A oficina mais solicita pelos alunos foi técnica de reportagem. No auditório ocorria uma palestra com o tema “o poder da marca” ministrada por um professor que não pertence a instituição, chamado José Neto, publicitário com pós graduação em gestão empresarial.

Para o estudante Heridan Pimental,do 4º semestre de jornalismo, a oficina que participou foi uma surpresa. “Eu me surpreendi quando vi a sala cheia de alunos. E o tema da oficina fez os estudantes participarem de forma significativa. A professora conseguiu passar em pouco tempo a essência do conteúdo através da teoria e também da prática que acontece no dia a dia”, diz o estudante que participou da oficina de técnica e reportagem. Já a aluna Beatriz Andrade fez uma crítica pelo fato da oficina que participou não ter sido realizada em laboratórios de informática. “Eu fiz a oficina de “editoração gráfica”, o professor foi bem dinâmico. Mas era necessário ter um laboratório para podermos ver alguns exemplos de editoração. Eu não dou nota dez para a oficina, porque pra mim faltou algo prático”, explica.

A palestra “o poder da marca” focou a marca “Harley –Davidson”. O palestrante informou que é a marca mais conhecida, devido sua logo ser a mais tatuada no mundo. O maior público da palestra era publicitário. O professor José Neto indicou livros publicitários que podem ajudar os alunos no decorrer do curso e na sua carreira profissional. Após a palestra ocorreu o debate, onde alunos e professores faziam perguntas ao palestrante. O evento terminou as 11h40min. Interessados podem participar no período da noite das 19h20min as 22h45min com outros oficinas e palestras. Amanha é o ultimo dia da Semana Acadêmica, e será o dia de shows culturais

Marketing pessoal: o segredo é saber posicionar-se

Como devo me portar? O que devo responder? Com qual roupa devo ir? Quais habilidades devo colocar em meu currículo? Essas são perguntas freqüentes de quem está prestes a se apresentar para uma entrevista de emprego.

Para ajudar os alunos nesse momento decisivo de suas vidas, a hora da entrevista, a Semana Acadêmica de Comunicação da Facitec promoveu, dentre outras, a oficina de Marketing Pessoal.

A professora Ivone Pires, que ministrou a oficina, diz que o marketing pessoal deve entender e atender o mercado. “A venda da própria imagem deve ser feita de maneira adequada com as exigências do mercado de trabalho”, afirma.

Veja como é fácil e interessante saber se posicionar na hora da entrevista a partir das dicas da professora Ivone Pires. “É importante lembrar dos quatro H’s: Humor, Honestidade, Humildade e Habilidade”, e explica: “O humor deve ser na medida certa e aliado à seriedade; nunca dê margem a sua honestidade; reconheça que tem sempre alguém que sabe mais do que você; e, sempre ressalte aquilo que você realmente sabe fazer”.

Os alunos que participaram da oficina de Marketing Pessoal aprovaram o assunto abordado. “O tema é bom porque muitas pessoas têm dificuldade de saber como reagir na hora de uma entrevista, digo isso por experiência própria”, comenta Leandro Brandão, acadêmico do 1° semestre de Publicidade e Propaganda.

Semana Acadêmica de Comunicação Social da Facitec

O primeiro dia da Semana Acadêmica de Comunicação Social da Facitec, com o tema "Novas Tecnologias da Comunicação", começou com a abertura oficial do evento, com a coordenadora do curso Lúcia Scaff, professores, organização do evento e alunos da instituição.
Houve duas palestras durante a manhã, a primeira palestra com o tema "o pré-cinema de Muybrigde" tendo como palestrante a professora da instituição Rafiza Varão, logo após tendo um início um debate sobre o tema com os alunos e a palestrante.
A outra palestra com o tema, A Ética e as Novas Tecnologias da Comunicação: Código de Ética do Jornalista, com a presença do palestrante Jonas Valente do Sindicato dos Jornalistas, logo depois com um debate sobre o tema apresentado pelo mesmo.
Apesar dos atrasos, normais nesses eventos, as palestras foram boas, com a participação dos alunos e dos professres que estiveram presente no local.

Os olhos são o espelho da alma


A faculdade Facitec está realizando a Semana Acadêmica de Comunicação, que vai de 27 a 29 de maio.
Nos três dias estão sendo realizadas palestras e oficinas, abordando diversos assuntos voltado para a comunicação.
Hoje na oficina "A imagem por trás do espelho", ministrada pelo professor José Geraldo, já no inicio da aula a sala estava quase cheia. Cada oficina permite 20 alunos e aos poucos os vinte chegaram.
"A importância desta oficina esta na questão do aluno de Jornalismo e de Publicidade, não ficar focado somente no texto jornalístico e texto publicitário. O conhecimento da literatura colabora com a cultura geral do jornalista e do publicitário e também dá a ele idéias e meios de criar" Professor José Geraldo

Na aula o professor leu e explicou dois textos intitulados como "O espelho", um de Guimarães Rosa e o outro de Machado de Assis.
A função dos espelhos é diferente. O espelho de Guimarães Rosa é o processo de reconstrução e aperfeiçoamento do personagem, já o espelho de Machado de Assis é o processo de despersonalização ou perda de identidade do personagem. Um é o oposto do outro.
Os alunos demonstraram interesse e participaram bastante, fazendo perguntas expondo seu ponto de vista.
"A oficina com o tema O Espelho, foi super interessante. Esta dentro do contexto da literatura e do curso de comunicação, e o professor José Geraldo soube conduzir a aula muito bem " Diego Valadares, aluno de Jornalismo do 2° Semestre

André Valadão em Brasília

No dia 06 de junho de 2008, o cantor gospel André Valadão estará se apresentando no Pistão music às 21:00, em Taguatinga, o show faz parte da turnê sobrenatural.
O cantor mineiro de 29 anos, que faz parte do Ministério Diante do Trono desde 1998, já vendeu milhões de cópias de seus álbuns, incluindo os seus quatro cds solo. O cantor promete trazer à cidade um momento de plena comunhão com Deus.
Vale apena conferir este belíssimo espetáculo.
Mais informações em seu site oficial: http://andrevaladao.com

Convergência de Mídias para todos?

A cada hora que passa o mundo nos encanta com suas novidades tecnológicas, é tv digital, mp7, internet no celular, câmeras digitais, etc. A nova sensação da Sansung é um aparelho que pode ser comparado a um jato de informações que lança para os televisores sinais analógicos e tudo isso coletados, armazenados e decodificados em um disco rígido junto á tv.
O que mais impressiona diante de tanta tecnologia é a falta de credibilidade de alguns em não acreditarem que seja possível tal capacidade da tecnologia se apoderarem do mundo midiático cada vez mais concentrado em mídias convergentes. A esses céticos da convergência midiática fica o aviso de se ajustarem às novas tecnologias, por que elas estão chegando com toda a força e para ficar, portanto é urgente se adequar e correr atrás do prejuízo.
Infelizmente a nossa realidade (Brasil) é outra completamente diferente, um país tão grande, tão rico e com tamanha desigualdade social. Enquanto muitos conhecem as novas tecnologia de ponta a grande maioria nunca viu um computador, acessou a internet, desconhece um Mp3, pen drive, ou quaisquer aparelhos que fazem sucesso entre jovens de classe média e alta.
De quem é a culpa para tanta desigualdade social e tecnológica? O que podemos fazer para incluir esses marginalizados que ficam à parte destas novidades tão impressionantes? Em primeiro lugar vem o governo que não implanta políticas públicas que beneficie o povo que realmente precisa se conectar com as novidades tecnológicas para crescer tanto intelectualmente como para ser um cidadão que sabe lutar por seus direitos, também os grandes empresários deveriam investir no social, sem estar sempre se preocupados com lucros e quanto a nós podemos começar pela nossa própria rua, bairro, estar atentos a quem não tem a mesma oportunidades que nós. Afinal se cada um fizer a sua parte poderemos ajudar a por fim ou pelo menos abrandar a desigualdade e exclusão do acesso às novas convergência de mídias.

Novas Tecnologias da Informação é tema central da Semana Acadêmica

O segundo dia da Semana Acadêmica de Comunicação Social da Facitec, realizado em 28 de maio pela manhã, abordou neste semestre as Novas tecnologias de Informação. Com muitas atividades envolvendo oficinas de foto para video, linguagem fotográfica, imagem por trás do espelho, direção gráfica, marketing pessoal e técnicas de reportagem, sendo que esta contou com um número maior de alunos.

No auditório estava o palestrante José Neto, professor de publicidade e propaganda. O tema discutido tratava-se do Poder Emocional da Marca. O professor abordou pontos relativos aos valores agredados a ela. Trouxe exemplos de marcas conhecidas, em destaque descreveu a história da motocicleta Harley-Davidson, admirada e fidelizada por seus clientes.

“ Eu penso que essa oportunidade oferecida pela faculdade deve ser aproveitada pelos alunos, porque é uma forma de gerar mais conhecimento aos futuros profissionais da área”, comenta a aluna de jornalismo 5º semestre, Priscila Santos.

Palestra reune estudantes de comunicação social

Na manha do dia 28 de maio, alunos e professores da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas, FACITEC, prestigiaram uma interessante palestra no auditório da faculdade sobre o tema "O Poder Emocional da Marca" liderado pelo professor de Publicidade e Propaganda, José Neto.
Em seus tópicos apresentados, o professor orientava aos alunos a pensarem em marcas, em slogan, marketing e explicou a importância de cada um deles para a venda de um produto. O marketing, por exemplo é essencial para o produto ser conhecido e tornar-se consumido pelo comprador. Destacou também a liderança do capitalismo, o principal aliado para o consumismo.
Na palestra o professor José Neto, mostrou aos alunos de comunicação social, a história da marca americana Harley Davidson. Os alunos ficaram estusiasmados com o progresso e história da marca. "Penso que grandes marcas necessitam de um bom merketing, pois é ele que levanta e torna uma marca visível e reconhecida" Declara Nahyara Ramos, 20 anos, estudante de jornalismo.
A palestra contou também com informações sobre diversas marcas que mais se destacam no mercado, como a mundialmente conhecida Coca Cola que lidera o ranking em publicidade.
Depois da apresentação, foi aberto um espaço para os presentes fazerem perguntas ao professor José Neto sobre o tema, onde todos que estavam no auditório puderam sanar todas as dúvidas e curiosidades sobre o assunto. "Achei muito interessante a palestra, além de completar o que eu já estou aprendendo nas disciplinas, despertou mais interesse para o complemento do meu curso" Afirma Danielly Oliveira, 20 anos, estudante de publicidade e propaganda.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Semana Acadêmica de Comunicação atrai estudantes

A palestra da professora Rafiza Varão (foto) deu início à Semana Acadêmica de Comunicação Social da Facitec, na manhã desta terça-feira, dia 27, no auditório da Instituição. O tema escolhido “O pré-cinema de Muybridge” despertou a curiosidade dos estudantes cujas dúvidas foram dirimidas durante o debate.

“O cinema é pura fotografia em movimento”, esclareceu a palestrante. Partindo dos experimentos geniais desenvolvidos no pré-cinema, a professora explicou como o cinema aproveitou as técnicas de decomposição do movimento para criar a ilusão cinematográfica.

“O pré-cinema reúne os aparelhos que surgiram antes do cinema e que realizaram uma simulação tecnológica da imagem (estática ou em movimento) e de som”, enfatizou Rafiza Varão.

“A palestra foi bastante proveitosa porque mostrou a importância do fotógrafo Muybridge para o cinema”, declarou a estudante de Jornalismo, Thaís Passos, 20 anos. “É importante a Semana de Comunicação porque proporciona aos alunos o contato com temas interessantes”, concluiu.

Entretanto, a escolha do tema como abertura dos trabalhos da Semana não foi uma unanimidade entre os estudantes. “Por ser a abertura, a palestra deveria ser mais estimulante, mais participativa, não que o tema não tenha relevância, mas para o início dos trabalhos eu esperava mais”, declarou Tatiany Sousa, acadêmica de Jornalismo.

Semana de Comunicação FACITEC

Nesta terça feira dia 27 foi dado ínicio a Semana de Comunicação Social da FACITEC. O evento tem como tema principal as novas tecnologias da comunicação. Neste primeiro dia do evento os alunos assistiram a palestra da professora Rafiza Varão que falou sobre o pré-cinema de Muybridge, logo após a palestra foi feito um debate sobre o assunto. Após um intervalo os alunos assitiram a palestra sobre a Ética e as Novas Tecnologias da Comunicação: Código de Ética dos Jornalistas, apresentando pelo Sr. Jonas Valente do Sindicato dos Jornalistas do DF. A semana acadêmica terá continuidade nos dias 28 e 29 com mais palestras e diversas oficinas ministradas por professores da FACITEC.

Por: Thiago Alves

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Convergência de mídias

Os avanços tecnológicos corroboram para uma convergência entre os meios de comunicação. É usado o mesmo sistema para diferentes tipos de serviços, como televisão, rádio ,telefonia e imprensa. Os meios de comunicação se adaptaram a uma nova realidade, à internet.

A internet tornou-se a mediadora das mídias tradicionais, dando-lhes suporte virtual. A convergência leva a segmentação midiática, que é um marco para a evolução tecnológica. Isso ocorre através da interconexão entre as mídias transmitidas com qualidade digital.

A tecnológia não extinguiu as mídias habituais, mas deu força e agilidade a utilização delas. Os componentes da digitalização proporcionam aos usuários tornaram-se autores do produto e da informação. O receptor deixa de ser passivo no processo comunicacional. A segmentação da mídia provoca a divisão do público.

No universo digital as mensagens estão circulando de acordo com a narrativa dos acontecimentos. A simultaneidade dos modelos midiáticos provoca o surgimento de uma nova linguagem convergente, a interpretação dos meios.

CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS

Atualmente, a mídia está tão eficaz que é difícil imaginar que ela possa evoluir ainda mais. No entanto, a cada dia somos surpreendidos com mais novidades. O aperfeiçoamento midiático está diretamente associado ao desenvolvimento tecnológico, que possibilitou a convergência dos meio de comunicação - capacidade de transmitir a informação através de aparatos digitais.
Hoje podemos fazer coisas que há algumas décadas eram inimagináveis. Como por exemplo, utilizar um celular para gravar vídeos, tirar fotos, enviar mensagens e acessar a internet. A função básica do celular de ligar e receber ligações se tornou simplesmente complementar. Tudo isso graças a possibilidade de unir vários tipos de mídias em um único aparelho.
A mais recente tecnologia ligada a comunicação é o PVR, sigla em inglês para gravador pessoal de vídeo, da operadora de TV por satélite Sky. O aparelho é uma caixinha para ficar em cima do televisor, com capacidade de gravar e armazenar mais de 50 horas de programação. É uma espécie de videocassete da era digital.
O PVR permitiu que a interatividade, maior conquista da evolução dos meios de comunicação, abrangesse a televisão considerada como o meio que mais massificava a audiência. Agora os telespectadores deixam de ser passíveis e passam determinar a sua própria programação.
Thaís Passos

Modernidade de informação


A Convergência de mídias, prevista por especialista há 60 anos, tornou-se uma realidade. Dois importantes componentes nesta fusão que está se estabelecendo entre tv, rádio, internet e veículos impressos são a digitalização do conhecimento e a disponibilidade deste saber acumulado numa rede mundial de difícil controle do fluxo de conhecimento que irrompe as casas.

Convergência de mídias é a proposta de trazer todas as informações de todas as mídias para a internet, nela se inserem os negócios, os mercados, as iniciativas públicas, etc.
O “mundo” virtual facilitou muito a vida das pessoas, além da disponibilidade de notícias de todos os meios de comunicação, facilitou o dia-a-dia, vamos ao banco, fazemos compras, conversamos e sabemos da vida de todo mundo através da Internet. O orkut é um exemplo em que as pessoas passam lá para ver se alguém deixou um recado e bisbilhotar a vida de outras ou mesmo saber daquele velho amigo que não dá notícias há anos.

Atualmente, no mundo, o número de computadores se iguala ao número de aparelhos de TV. Cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil estão conectadas à rede, menos de 10% da população.

Convergência de Mídia

Vivemos em tempos que não é só possível compra uma comida sem sair de casa como também fazer compras de supermercado pela Internet. A praticidade leva a mudar os nossos hábitos ,ate porque o mundo não para e cada dia mais as pessoas ficam mais "atoladas" com seus afazeres que não sobra tempo para pequenas coisas, é o que faz a globalização .

Esse mundo de hoje mais pratico do que décadas atrás traz uma nova geração de tudo que seja leve,portátil,simples,e lógico rápido ;e há de quem não se adaptar a esse mundo ;afinal de contas não há como não entra nele é atraente de mais para passar despercebido.

A mídia influencia todos os meios de comunicação exemplo:um lançamento de uma musica na Internet que é muito acesada vira febre no radio, depois na TV em forma d clipe,celular e por fim no seu inpod .Então o que nos resta fazer é aceitar esse mundo pois cada amanha ele vai se modificando e se atualizando e as pessoas que vivem nele também.

Interatividade para todos

É fácil ver as mudanças tecnológicas acontecendo a cada instante. A convergência na mídia não nos deixa mentir, pois nunca a mídia foi tão eficaz.
Com a introdução gradativa da TV DIGITAl a médio prazo a internet entra nesse espaço midiático dando uma convergência da realidade virtual e da internet.
Hoje,podesse notar que os meios comunicacionais são temáticos. Um exemplo disso são as TVs fechadas que disponibilízam ao assinante quando, como quer ver um determinado programa esperado. Essa facilidade só eh possível por conta de pequenos aparelhos disponibilizados pelas TVs como Sky, que tem a capacidade de gravar e armazenar mais de 50 horas de programação, vale citar.
Apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda há um enorme potencial de pesquisa e desenvolvimento de novos meios eletrônicos interativos capazes de atender a demanda do ser humano por equipamentos e sistemas mais intuitivos, naturais de baixo custo.

convergência de mídia um fenômeno

A convergência de mídia é um fenômeno que tem acontecido de forma desenfreada , podemos classificar como sendo um ação globalizada por conta da amplitude de adeptos no mundo  , isto constitui um novo consumidor , que anseia por comodidade e agilidade . As adaptações para com esta nova tecnologia vai muito mais além o que os seus idealizadores é um reflexo social que ainda não se sabe dizer bem ao certo quais são , no então o que é claro nesta nova era de convergência , é que ela é substancialmente um melhor investimento do mercado , pois tem sido muita atraente e interessante como as pessoas se fascina com a multiplicidade de funções em um só aparelho .
 
Pulverização da mídia e inevitável neste processo onde a única idéia é agregar novas funções , vejamos as rádios , canais de comunicação tradicionais , teste o aparecimento de novas fontes de informação (popular)  era certa sua sua falência . No entanto , o que se vê hoje é um nova realidade temática , não muito diferente disto a comunicação tem visto com bons olhos esta nova forma de informa .

A Mídia e a Fome - Por Luciana Lopez e Antonio Almeida


Muito se fala sobre o avanço das tecnologias em todo o mundo e de fato a grande tendência mundial é esta mesmo,mas o Brasil assim como outros países que ainda não encontraram o seu rumo tem várias realidades que coexistem de forma anacrônica que acabam por caracterizar a falta de sintonia entre estes mundos tão distintos,um evoluído,dinâmico e moderno o outro pobre ,atrasado e decadente.

Se falar em mídias convergentes em um mundo que discute a fome parece uma coisa sem cabimento. O mundo todo tem a necessidade de comunicação,mas esta comunicação tem um porque de existir,ela tem finalidade e tem que ter alguma serventia.

O desenvolvimento tecnológico vem transformando a maneira como percebemos os acontecimentos,a rapidez da informação é muito mais presente hoje do que há vinte anos,o que o rádio e a TV representaram no passado a internet representa atualmente.

Já não é mais preciso ficar em casa para assistir a um programa de TV ou mesmo ouvir o rádio naqueles imensos aparelhos,nos locomovemos para o trabalho ouvindo as notícias nos MP3 ou nos Ipods. Conversamos com pessoas há longas distâncias através de aparelhos que dispõem de câmeras ,onde é possível ver a pessoa em tempo real.

As guerras e as tragédias são acompanhadas online pela rede de computadores,mas lamentavelmente nem tudo é tão maravilhoso e avançado como costumamos imaginar,idealizamos um futuro que não é real para a maior parte da população mundial que sequer sabe se vai beber água no dia seguinte ou não. E então ficamos nós aqui brincando de ser moderninhos e muito antenados com o que acontece ao nosso redor,fazendo de conta que o mundo é informado,moderno e conectado.

Convergência de mídia

Nos dias de hoje a multi função dos meios midiáticos estão por toda parte. Mas até onde pode chegar tanta evolução? Televisão, rádio e internet são exemplos dessa grande transformação. Esses meios carregam informações multipolarizadas, a tv digital com funções de um novo mundo, o rádio que compõe uma série de interações e a internet que a cada dia acolhe um novo numero de usuários que aderem a banda larga, podendo assistir vídeos e baixar arquivos que ficou muito mais fácil, podendo aproveitar ao máximo a internet.
A convergência de mídia aproveita o que tem de melhor e mais característico de cada meio, o conteúdo do jornal, o improviso e o coloquialismo do rádio, a imagem e da televisão, e os múltiplos recursos da Internet.
Essa multi função que compõem esses meios são imprescindíveis pois cada suporte tem um formato peculiar, que apresenta e ajuda na formação e conclusão de cada espaço.

Convergências de Mídia

A convergência de mídia é a relação e interconexão entre os meios de comunicação, impresso, rádio, televisivo, telefone e computadores ligados a rede. Ela nos propõem que toda a informação esteja ao alcance de todas as pessoas, a qualquer hora e em qualquer lugar, no formato digital onde o receptor possa interagir com a informação.
Mesmo com toda a informação e interação que um computador ligado a internet nos proporciona não podemos simplesmente vê-lo como convergência de mídia, pois a convergência prevê uma relação harmoniosa entre os tradicionais meios de comunicação, tudo no meio digital e virtual.
As informações que recebemos via os meios tradicionais são formatadas conforme o meio onde circula, já no formato previsto pelas convergências de mídia a mensagem será formatada pela interatividade.
Algumas empresas de televisão já nos proporcionam certa interatividade, como a SKY+ que oferece um serviço onde o usuário pode gravar mais de 50 horas de programação, que ficam armazenadas em um tipo de “videocassete” conhecido por PVR (gravador pessoal de vídeo). Com essa tecnologia o assinante pode montar sua própria programação.

Por: Thiago Alves

Convergência é sinônimo de interação

Acessar a internet, ouvir músicas, ler e enviar mensagens, baixar arquivos e além de tudo isso, fazer ligações. Essas são algumas das utilidades de um simples aparelho de celular.

O profissional da comunicação deve estar atento a todo tipo de inovação tecnológica. Comunicação está intimamente ligada a tecnologia. O jornalista deve ser plenamente um profissional multimídia antenado às novas possibilidades de veiculação de suas mensagens.

Os tradicionais meios de comunicação (TV, Rádio, Impresso) já percebem a necessidade de se adaptar a esse novo meio de convergência, a internet. Para difundir suas notícias com o máximo de interatividade, praticamente todos os veículos possuem um site, um blog ou qualquer espaço na web onde podem trocar idéias e informações junto ao público. Essa tendência mostra que se não há interação, o veículo corre um certo risco de ficar obsoleto.

Convergência é a palavra de ordem no jargão jornalístico do século XXI.

Debate sobre a convergência de mídias entusiasma alunos da Facitec


Acadêmicos e professores da Facitec participaram do primeiro evento do projeto Encontros para a Leitura Crítica da Comunicação Jornalística. A palestra teve como tema a convergência de mídias e ocorreu dia 25 de março, no período matutino, no Auditório da Instituição, com a presença das palestrantes Carla Damasceno, representante do RH da Infoglobo e Catarina Alencastro (foto), repórter do Globo Online.

Para Lúcia Scaff, coordenadora do curso de Comunicação da Facitec e uma das responsáveis pela iniciativa, os encontros vão contribuir “para a formação de cidadãos críticos e partícipes para a construção de uma sociedade mais justa”, esclareceu.

A Infoglobo é uma empresa que trabalha com diversos produtos como os jornais impressos Extra, Expresso e O Globo. Segundo Carla Damasceno, “os veículos de comunicação, hoje em dia, valorizam as parcerias, inclusive com os concorrentes. O importante é buscar novos produtos que sirvam ao leitor”, informou.

A repórter Catarina Alencastro falou sobre o cotidiano jornalístico e esclareceu que o profissional multimídia surgiu com a internet que possibilitou a acomodação de outras mídias. De acordo com a repórter, o jornalista do século XXI precisa estar antenado com as novas tendências e buscar o crescimento profissional. Versatilidade é a palavra-chave para o profissional multimídia.

A descontração deu o tom ao debate e os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer diversas dúvidas sobre o mercado de trabalho. Para a estudante Amanda Andrade, 20 anos, iniciativas como essa, que esclarecem questões atuais da mídia, são muito válidas. “A palestra foi importante para que a gente conheça esse novo nicho do mercado que é a convergência de mídias. Foi bem descontraída e a gente teve liberdade para sanar nossas dúvidas”, afirmou animada.

Convergência de Mídias

A convergência de mídias está revolucinando o meio tecnológico, principalmente nos meios de comunicação como rádio e tv, que estão usufruindo dessa nova tecnologia para conquistar seu público de outra maneira.
No Brasil o canal por assinatura SKY, começou a evolução dessa tecnologia no país, nos Eua há bastante tempo a Disney usa desse meio para vender seus filmes. Isso torna o consumidor bem mais interativo, podendo ele mesmo montar sua própria grade na televisão. Um exemplo claro, na SKY o assinante escolhe o filme ou qualquer outro programa pelo controle remoto, se caso ele quiser assistir algum programa que passou e ele não pôde assistir, no dia que antecede o programa ele monta sua grade e inclui o mesmo, colocando a hora que ele que ver o determinado programa.
Na internet, os sites, da globo por exemplo, deixam disponíveis videos com os programas que foram apresentados durante o dia, assim o telespctador que perdeu aquela entrevista ou seu programa favorito pode assisti-lo traquilamente.
Os investimentos crescem mais e mais entre as grandes companhias, que investem pesado, sabendo que no futuro próximo isso lhe dará um ótimo retorno financeiro.
É claro que nem todos ainda podem usar essa nova tecnologia que é cara para os padrões de vida brasileira, mas com passar dos anos toda a população brasileira e mundial vão poder interagir usando essa nova tecnologia.

Convergência de mídia: mudanças nos hábitos de consumo da informação.


O impacto da tecnologia aliada à mídia , a chamada convergência, muda os hábitos de consumo de toda a sociedade, seja ela direta ou indiretamente. Por um lado a convergência nos permite observar outros meios tecnológicos, como o mais atual aparelho de telefone que se chama "3G"(modem,vídeo e internet embutida), lançado pela claro. Há várias novidades, outro exemplo é a internet na cama. Com o lançamento da NeTVision, em conjunto com a Philco e a Microsoft, a internet pode ser conectada por uma linha telefônica, sem qualquer outro equipamento. E ainda este invento poderá ter acesso também aos sons de MP3.
No Brasil a novidade é um pouco atrasada , mas temos como canal de assinatura da TV SKY uma caixinha para armazenar até 50 horas de programação.
Novidades assim só tendem mesmo ajudar a vida corriqueira de quem utiliza estes aparelhos avançados. Mas e quem não tem nem noção básica de uma internet simples? Como ficam as pessoas, digamos que “analfabetas de tecnologia”, perante a este consumo exacerbado que só tende a aumentar? Tanta informação é necessário bastante conhecimento!