segunda-feira, 26 de maio de 2008

Debate sobre a convergência de mídias entusiasma alunos da Facitec


Acadêmicos e professores da Facitec participaram do primeiro evento do projeto Encontros para a Leitura Crítica da Comunicação Jornalística. A palestra teve como tema a convergência de mídias e ocorreu dia 25 de março, no período matutino, no Auditório da Instituição, com a presença das palestrantes Carla Damasceno, representante do RH da Infoglobo e Catarina Alencastro (foto), repórter do Globo Online.

Para Lúcia Scaff, coordenadora do curso de Comunicação da Facitec e uma das responsáveis pela iniciativa, os encontros vão contribuir “para a formação de cidadãos críticos e partícipes para a construção de uma sociedade mais justa”, esclareceu.

A Infoglobo é uma empresa que trabalha com diversos produtos como os jornais impressos Extra, Expresso e O Globo. Segundo Carla Damasceno, “os veículos de comunicação, hoje em dia, valorizam as parcerias, inclusive com os concorrentes. O importante é buscar novos produtos que sirvam ao leitor”, informou.

A repórter Catarina Alencastro falou sobre o cotidiano jornalístico e esclareceu que o profissional multimídia surgiu com a internet que possibilitou a acomodação de outras mídias. De acordo com a repórter, o jornalista do século XXI precisa estar antenado com as novas tendências e buscar o crescimento profissional. Versatilidade é a palavra-chave para o profissional multimídia.

A descontração deu o tom ao debate e os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer diversas dúvidas sobre o mercado de trabalho. Para a estudante Amanda Andrade, 20 anos, iniciativas como essa, que esclarecem questões atuais da mídia, são muito válidas. “A palestra foi importante para que a gente conheça esse novo nicho do mercado que é a convergência de mídias. Foi bem descontraída e a gente teve liberdade para sanar nossas dúvidas”, afirmou animada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aldenora,
O uso de entretítulos pode dar mais dinãmica ao texto. Use para dar uma pausa para o leitor.
CD