segunda-feira, 26 de maio de 2008

Convergência de mídias

Os avanços tecnológicos corroboram para uma convergência entre os meios de comunicação. É usado o mesmo sistema para diferentes tipos de serviços, como televisão, rádio ,telefonia e imprensa. Os meios de comunicação se adaptaram a uma nova realidade, à internet.

A internet tornou-se a mediadora das mídias tradicionais, dando-lhes suporte virtual. A convergência leva a segmentação midiática, que é um marco para a evolução tecnológica. Isso ocorre através da interconexão entre as mídias transmitidas com qualidade digital.

A tecnológia não extinguiu as mídias habituais, mas deu força e agilidade a utilização delas. Os componentes da digitalização proporcionam aos usuários tornaram-se autores do produto e da informação. O receptor deixa de ser passivo no processo comunicacional. A segmentação da mídia provoca a divisão do público.

No universo digital as mensagens estão circulando de acordo com a narrativa dos acontecimentos. A simultaneidade dos modelos midiáticos provoca o surgimento de uma nova linguagem convergente, a interpretação dos meios.

Nenhum comentário: