segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Mídia e a Fome - Por Luciana Lopez e Antonio Almeida


Muito se fala sobre o avanço das tecnologias em todo o mundo e de fato a grande tendência mundial é esta mesmo,mas o Brasil assim como outros países que ainda não encontraram o seu rumo tem várias realidades que coexistem de forma anacrônica que acabam por caracterizar a falta de sintonia entre estes mundos tão distintos,um evoluído,dinâmico e moderno o outro pobre ,atrasado e decadente.

Se falar em mídias convergentes em um mundo que discute a fome parece uma coisa sem cabimento. O mundo todo tem a necessidade de comunicação,mas esta comunicação tem um porque de existir,ela tem finalidade e tem que ter alguma serventia.

O desenvolvimento tecnológico vem transformando a maneira como percebemos os acontecimentos,a rapidez da informação é muito mais presente hoje do que há vinte anos,o que o rádio e a TV representaram no passado a internet representa atualmente.

Já não é mais preciso ficar em casa para assistir a um programa de TV ou mesmo ouvir o rádio naqueles imensos aparelhos,nos locomovemos para o trabalho ouvindo as notícias nos MP3 ou nos Ipods. Conversamos com pessoas há longas distâncias através de aparelhos que dispõem de câmeras ,onde é possível ver a pessoa em tempo real.

As guerras e as tragédias são acompanhadas online pela rede de computadores,mas lamentavelmente nem tudo é tão maravilhoso e avançado como costumamos imaginar,idealizamos um futuro que não é real para a maior parte da população mundial que sequer sabe se vai beber água no dia seguinte ou não. E então ficamos nós aqui brincando de ser moderninhos e muito antenados com o que acontece ao nosso redor,fazendo de conta que o mundo é informado,moderno e conectado.

Nenhum comentário: