quarta-feira, 28 de maio de 2008

Convergência de Mídias para todos?

A cada hora que passa o mundo nos encanta com suas novidades tecnológicas, é tv digital, mp7, internet no celular, câmeras digitais, etc. A nova sensação da Sansung é um aparelho que pode ser comparado a um jato de informações que lança para os televisores sinais analógicos e tudo isso coletados, armazenados e decodificados em um disco rígido junto á tv.
O que mais impressiona diante de tanta tecnologia é a falta de credibilidade de alguns em não acreditarem que seja possível tal capacidade da tecnologia se apoderarem do mundo midiático cada vez mais concentrado em mídias convergentes. A esses céticos da convergência midiática fica o aviso de se ajustarem às novas tecnologias, por que elas estão chegando com toda a força e para ficar, portanto é urgente se adequar e correr atrás do prejuízo.
Infelizmente a nossa realidade (Brasil) é outra completamente diferente, um país tão grande, tão rico e com tamanha desigualdade social. Enquanto muitos conhecem as novas tecnologia de ponta a grande maioria nunca viu um computador, acessou a internet, desconhece um Mp3, pen drive, ou quaisquer aparelhos que fazem sucesso entre jovens de classe média e alta.
De quem é a culpa para tanta desigualdade social e tecnológica? O que podemos fazer para incluir esses marginalizados que ficam à parte destas novidades tão impressionantes? Em primeiro lugar vem o governo que não implanta políticas públicas que beneficie o povo que realmente precisa se conectar com as novidades tecnológicas para crescer tanto intelectualmente como para ser um cidadão que sabe lutar por seus direitos, também os grandes empresários deveriam investir no social, sem estar sempre se preocupados com lucros e quanto a nós podemos começar pela nossa própria rua, bairro, estar atentos a quem não tem a mesma oportunidades que nós. Afinal se cada um fizer a sua parte poderemos ajudar a por fim ou pelo menos abrandar a desigualdade e exclusão do acesso às novas convergência de mídias.

Nenhum comentário: