sábado, 31 de maio de 2008

Convergência de Mídias


Quando se fala em convergência de mídias, o que se imagina logo é a possibilidade de integração de todas as mídias em um só meio de comunicação, principalmente o computador (que reúne outras mídias), como o som (rádio), vídeo (televisão), texto (jornal e revista).

No entanto, a convergência vai além do computador, pois as pessoas hoje utilizam como meios de comunicação o telefone celular, aparelho prático para falar e com diversas funções, também com integração de mídias.

Diante de todos os avanços tecnológicos da inovação, existem outras realidades no cenário das Comunicações, como a quantidade de informações que as pessoas têm hoje e, além disso, o profissional de Comunicação pode estar em qualquer lugar, e não fica preso à redação e apuração. Com uma câmera ele registra tudo, e depois redige o texto, elabora a matéria para veiculação e divulgação.

Com as facilidades do blog, o jornalista pode postar suas matérias e divulgar suas idéias, basta saber dominar as novas tecnologias de hoje. Contudo, a tecnologia não extinguiu as mídias habituais, mas deu força e agilidade para a utilização delas. Os computadores da digitalização proporcionam que os usuários se tornem autores dos produtos e da informação.

Nenhum comentário: