terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Inclusão digital

Somos uma sociedade teoricamente formada pela informação, que tem mudado consideravelmente nosso comportamento assim como um dia fez o telefone,o rádio e a TV. Temos uma infinidade de meios digitais disponíveis a cada dia mais surpreendentes e dinâmicos. Podemos ao mesmo tempo ver e ouvir uma imagem compartilhada por milhares de pessoas ao mesmo tempo em todo o mundo e em tempo real.
Mais infelizmente nem todos podem compartilhar desse mundo informatizado e digitalizado, mais conhecido como aldeia global. Os custos altos, a falta de uma política definida, sem falar da ausência de capacitação, são alguns dos fatores que tem contribuído para a chamada exclusão digital, uma nova 'casta' que vem surgido.
É um absurdo em um mundo tão “moderno” ainda existirem pessoas que não sabem o que é um e-mail, pen drive, fazer uma simples transação bancária nos caixas eletrônicos e pior, muitos nunca nem ouviram falar em computador, rede sem fio e etc.
O mais surpreendente é que não é difícil resolver este ‘problema’, bastaria haver interesse por parte da sociedade civil, empresas e governos para que se crie condições de expandir a digitalização em todo o país, fortalecendo a consciência coletiva e social que tem separado os digitalizados e os excluídos digitalmente. O que eu, você ou qual quer um que deseje uma sociedade mais justa e igualitária deve fazer para ajudar reverter nossa triste realidade. Ponhamos nossa mão na cosciência e reflitamos com o que estamos fazendo com o nosso PODER de CONHECIMENTO.

Cleidinalva Rosa
Texto opinativo

Um comentário:

Anônimo disse...

...a cada dia(,) mais surpreendentes e dinâmicos.
...ao mesmo tempo ver ... ao mesmo tempo em todo o mundo.
Mais (MAS) infelizmente
... resolver este ‘problema’,(.) Bastaria
... a digitalização ... separado os digitalizados e os excluídos digitalmente (muitos digitais). ... para ajudar reverter nossa triste realidade(É UMA PERGUNTA?)