domingo, 16 de março de 2008

Exposição no CCBB revela passado de Portugal

O Centro Cultural Banco do Brasil traz a Brasília mais uma exposição que explora as matrizes da cultura do Brasil. Depois de ” Arte da África” ,”Histórias da Pré-História” e “Por Ti América”, o CCBB mostra um pouco da matriz européia. Lusa: A matriz portuguesa mostra parte da cultura e da história de Portugal, antes do apogeu com as grandes navegações.

Na exposição os visitantes podem ver como foi a formação étnica e cultural através de mais de 130 peças das mais prestigiadas instituições portuguesas através de um percurso que passa pela história antiga, medieval e renascentista do país. São peças em pedra, mármore, cerâmica, ouro, azulejos, pinturas, esculturas, achados arqueológicos e mapas. Recursos multimídia ajudam na compreensão das peças. Além disso, os visitantes conhecem 39 tesouros nacionais de Portugal, que nunca tinham atravessado o Atlântico e muitos sequer haviam deixado o país.

Lusa: A matriz portuguesa dá início às comemorações dos 200 anos do banco do Brasil e da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil.
O curador da eposição é Ivo Casstro. Conferencista internacional especializado em História da Língua Portuguesa. Professor da Universidade de Lisboa. No primeiro dia de visitas, Ivo fez palestra sobre Língua portuguesa: de onde veio? para onde vai?, no auditório do CCBB

Exposição
As peças da mostra estão organizadas por ambientes históricos e temáticos. Dentre os históricos estão aqueles dedicados aos períodos e influências religiosas: Pré-história, Presença Romana, Alta Idade Média, Presença Islâmica, Cristianismo Medieval e Presença Judaica.

Os espaços temáticos abordam assuntos centrais na história de Portugal, como as Descobertas Científicas e os Descobrimentos, além de destacarem a importância do Comércio e da Língua como elementos de afirmação, identidade e unidade lusitana, motivo e conseqüência da expansão.
Em uma das partes da exposição o visitantes pode ainda consultar referências literárias e históricas. Contam também com um espaço educativo. Ali, o espectador pode se situar numa detalhada linha do tempo

A exposição começou no dia 26 de Fevereiro e fica até o dia 04 de Maio, das 9h às 21h, de terça a domingo. A entrada é gratuita.

2 comentários:

Anônimo disse...

Manoel:

Acabo de ler a sua matéria, está muito boa, bastante clara e interessante de se ler, dá vontade de ir prestigiar a exposição. Parabéns ! Luciana Lopez

Anônimo disse...

Manoel,
Sua matéria ficou muito interessante. Parabens.
CD