segunda-feira, 12 de maio de 2008

Há imprensa medíocre

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, medíocre é o que tem pouca qualidade, pouco valor, pouco merecimento. Pode-se atribuir o termo medíocre à matérias jornalísticas e se valem da miséria humana, da dor e sofrimento de pessoas que perderam seus entes queridos de forma drásticas, bárbaras e cruéis.
Um exemplo claro de uma mídia medíocre é o Jornal “Na Polícia e nas Ruas”, que a cada matéria sensacionalista se vale de fotos grotescas e textos esdrúxulos para vender informações sem se preocupar que os atingidos direto ou indiretamente com a notícia tem sentimentos que merecem ser respeitados.
A grande questão envolvida é, por que esse tipo de jornal existe? A própria sociedade é quem “patrocina” este tipo de jornalismo (imprensa marrom ) por comprar e consumir informações deste gênero e desta forma dar margem para que matérias medíocres se alastrem e tomem conta das ruas e semáforos da cidade.
Uma possível solução deste mal cada vez mais crescente, é a conscientização dos atuais estudantes de jornalismo. É fundamental que saibam que “ética jornalística ” é fundamental para que se ajude a formar uma sociedade mais justa e consciente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cleid e Leila, dando uma olhada no nosso blog percebi que nós não estamos tendo nem o trabalho de ler os post's dos nossos colegas. É tão legal quando a gente acessa o blog e vê que alguém comentou nossa notícia. Não quero fazer o papel da professora, pelo contrário, gostaria de comentar a matéria de acordo com minha ótica de estudante. Espero que não se ofendam, pois, eu ficaria bastante lisonjeado se todos da sala comentassem minhas matérias. Portanto, resolvi comentar as matérias do blog da turma...
1° Achei super bacana o começo da matéria com a explicação do conceito de medíocre, isso contextualiza o leitor junto ao tema
2° alguns erros de digitação devem ser observados " matérias jornalísticas e se valem" no lugar do e seria um que certo? - "atingidos direto ou indiretamente" direta ou indiretamente - "os atingidos...tem" seria os atingidos têm (verbo no plural)
3° gostei da conclusão, nós enquanto futuros jornalistas devemos mostrar o problema e apresentar as possíveis soluções.
Parabéns pelo bom texto
Abraços; Matheus Reino.

Matheus Reino.