segunda-feira, 12 de maio de 2008

Internet - Memória Coletiva

Muitos afirmam que os avanços em tecnologia de informação acabam distanciando as pessoas, outros a vêem como maneira de aproximá-las e principal meio de informação. Estas últimas acreditam que a vivência em comunidade está passando por mudanças e adaptações. Mas como afirmar que há interação entre pessoas que, na maioria da vezes, apenas se conhecem virtualmente?

Informações colocadas em um site de um determinado grupo de pessoas constroem a identidade de tal grupo e possibilita a representação de uma cidade. Isso porque a tecnologia, além a alta velocidade do fluxo de informações, permite a aproximação entre pessoas que estão distantes.

A memória de uma cidade, ates de todo o avanço da tecnologia, vivia apenas em provérbios, histórias e narrativas. O conhecimento da história de um cidade por exemplo, não se dá mais em conversas com os familiares mais velhos ou com a busca em acervos da própria comunidade, mas sim na tela do computador. Além dessa mudança na forma de transmissão das informações, o receptor não é mais aquele que penas ouve, aprende ou lê o que lhe é passado, mas também interfere na forma como a historia é contada , ou seja, todos podem intervir nos relatos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Manoel e Genivá, dando uma olhada no nosso blog percebi que nós não estamos tendo nem o trabalho de ler os post's dos nossos colegas. É tão legal quando a gente acessa o blog e vê que alguém comentou nossa notícia. Não quero fazer o papel da professora, pelo contrário, gostaria de comentar a matéria de acordo com minha ótica de estudante. Espero que não se ofendam, pois, eu ficaria bastante lisonjeado se todos da sala comentassem minhas matérias. Portanto, resolvi comentar as matérias do blog da turma...
1° O texto ficou bastante leve e agradável de se ler. Bem potuado e o exemplo usado foi bem legal
2° cuidao com alguns erros de digitação "tecnologia, além a alta velocidade" além DA alta - "ates de todo o avanço" ANTES - "o receptor não é mais aquele que penas houve" OUVE (OUVIR) HOUVE (HAVER)
3°Seu texto ficou bem próximo do leitor,linguagem clara
Abraços; Matheus Reino.

Anônimo disse...

CUIDADO -Até nos comentários devemos nos preocupar com erros de digitação