sexta-feira, 28 de março de 2008

Adoção ainda a Esperança





O que é adoção?
Ato jurídico que cria, entre duas pessoas, uma relação análoga, que resulta da paternidade e filiação legítima mas, mais do que um ato jurídico, é um ato de amor.



Ao se cogitar a idéia de se adotar uma criança no Brasil antigamente já vinha embutido no imaginário da sociedade muito sofrimento e burocracia. Hoje essa realidade mudou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vem esclarecer e informar de maneira mais didática o que e ser um adotante.



Burocracia. No mundo todo a adoção depende da apresentação de uma série de documentos, não seria diferente aqui. A obrigação do juiz, promotor, psicólogos e assistentes sociais é com o bem-estar das crianças e, por isso, devem fazer o possível para ter certeza de que a pessoa que se propõe a adotar é, de fato, capaz de dar ao adotado tudo o que ele precisa para ser uma criança feliz e bem cuidada.


Pequenos e frágeis seres a quem lhes foi retirado um dos mais importantes direitos. O direito a ser criança e ser feliz. Vão para adoção por várias causas: abandono dos pais e familiares, maus tratos físicos e psicológicos, abuso sexual dos próprios pais, por terem pais dependentes químicos e
pais sem condições financeiras que vivem abaixo da linha da pobreza realidade crua e nua no nosso país.
No Brasil, milhares de crianças esperam anos em instituições pelo aconchego do colo de um pai e de uma mãe e não faltam casais na fila da adoção.

Algum tempo atrás, não se falava sobre adoção se sussurrava. Era uma coisa marginal, que devia ser escondida. Hoje não, existe um movimento grande e lindo da sociedade civil, que são os grupos de apoio a adoção.



“Adoção: um destino em suas mãos”. Essas palavras dizem muito de um ato que não tem a ver com solidariedade, mas com amor; um afeto que cura tudo. Quem adota, quase sempre toma uma decisão depois de pensar muito – às vezes, até mais do que os pais que tiveram os filhos de maneira natural.
Daniela Alves

Um comentário:

Anônimo disse...

Daniela,
Cuidado com erros gramaticais (inclusive no título) e pontuação. Você poderia ter relacionado o assunto entre os parágrafos, pois ficaram meio soltos.
CD