sexta-feira, 28 de março de 2008

Palavra chave do século XXI - RECICLAGEM

O Conceito de lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. A urgência em se fazer políticas para aumentar a reciclagem no nosso país precisa sair do papel e ir para as vias de fato. Grande parte dos materiais que vão para o lixo pode e deve ser reciclado.
No Brasil a quantidade de lixo produzida semanalmente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. A produção total varia em 240 mil toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e ao consumismo da população. E o aumento de produtos industrializados vem colaborar para mais produção de lixo. Em torno de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado! Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros.

O processo de coleta separação e reciclagem do lixo representa a garantia de sustento para muitas famílias carentes do país. As vantagens de se reciclar está em favorece a limpeza da cidade, gerar renda devido a comercialização do material a ser reciclado. Além do mais a reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.


O problema do lixo nos centros urbanos pode começar a ser resolvido dentro da nossa própria casa. E não esquecendo que nossos descendentes viveram nesse mundo. Quer eles queiram ou não. E nunca esquece-se dos três erres (3 R´s): Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Daniela Alves

Um comentário:

Anônimo disse...

Daniela,
Leia o texto antes de publicar. Este ato pode minimizar alguns erros que passam despercebidos.
CD