domingo, 30 de março de 2008

Adoção um ato de amor e suas dificuldades

A Adoção ainda é um assunto que desperta muitas dúvidas nas pessoas que querem adotar alguma criança, mas há muitas dificuldades para conseguir uma adoção.
Adotar uma criança no Brasil é complicado, pois há muita burocracia quanto tentar adotar alguém. Para isso deve ter uma boa condição de vida, além de dar amor e carinho para a criança adotada.

Existem várias crianças para serem adotadas no Brasil, estima-se 1 milhão de crianças estão a espera par serem adotadas, e não existe crianças só recém nascidas, mas crianças de todas as idades que também esperam um família par serem adotados.
Há muitos processos para chegar adoção, pois muitas famílias que não podem ter filhos e tentam adotar uma criança, e muitas vezes não conseguem ou mesmo acabam desistindo por causa de problemas burocráticos com a justiça.
Muitas famílias estão na fila de espera para adoção e dão preferência a crianças de menos de 1 ano de idade, mas há pessoas que preferem crianças de idade superior a 1 ano, mas são minoria isso por que para educar um adolescente é bem mais difícil do que educar um recém nascido que crescer sabendo as normas de sua nova família e irá se adaptar melhor.
A pesquisadora do Ipea Enid Rocha revela que 87% das crianças que vivem em abrigos têm uma família e estão no local por vários motivos: pobreza, maus tratos, abandono, ou porque os pais são usuários de drogas. Apenas 12% das crianças são órfãos ou moradoras de rua.
Enid afirmou, ainda, que apenas 10% das crianças que vivem em abrigos do governo poderiam ser adotadas hoje. Desses, cerca de 2 mil 400 aqueles não têm família ou, por decisão da Justiça, não podem mais voltar a morar com a família (por terem sofrido maus-tratos em casa, por exemplo)

Mas como se sabe que não existem soluções rápidas e mágicas, esta questão envolve relações humanas de afeto e não está sujeita a simples fórmulas. A adoção, portanto, não constitui a solução, mas certamente uma das possibilidades indicadas para aqueles que parecem fadados ao abandono pela vida afora. Ela tem sido para muitas crianças a oportunidade de encontrarem uma mãe, um pai, uma família.

Um comentário:

Anônimo disse...

Douglas,
Seu texto ficou bom, mas tome cuidado com algumas regras gramaticais e personagens.
CD