sábado, 8 de março de 2008

Alunos da Facitec visitam Escola de Música - Por Luciana Lopez


Os alunos do quinto semestre de jornalismo-matutino da Facitec visitaram na manhã da última segunda-feira dia 03 de março a Escola de Música de Brasília - EMB, a iniciativa foi da professora Maria Carolina de webjornalismo, lá os alunos tiveram contato com as mais diversas atividades desenvolvidas na escola, entre elas o projeto social o Núcleo de Musicografia Braille que foi criado pelo Maestro Carlos Alberto Farias Galvão em 1985, durante a sua primeira gestão como Diretor do CEP-EMB. Desde aquela época o Núcleo vem se desenvolvendo sob a responsabilidade da Professora Dolores Tomé,atualmente com a coordenação da professora Marúzia Coelho Sampaio, o núcleo atende aproximadamente três alunos por semestre e há uma fila de espera desde o ano passado de 17 alunos das mais variadas idades . O projeto Musibraille destina-se a criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual que sejam equivalentes às dos colegas de visão normal,o objetivo maior do projeto de acordo com a professora Marúzia Sampaio” é fazer de fato a inclusão das pessoas com deficiência visual ao universo da música,mas lamentavelmente a escola tem as suas limitações financeiras e não é possível atender mais do que a nossa capacidade”.A nossa reportagem conversou com dois dos alunos atendidos neste semestre, ambos com deficiência visual:Gabriel Fernando de 13 anos que entrou na escola há 5 anos e apresenta grande desenvolvimento musical, ele já nasceu cego, já o outro aluno João Vicente de 32 anos perdeu a visão depois de adulto em virtude de um acidente de carro e em ambos os casos a música tem ajudado de alguma forma em suas vidas,Gabriel toca clarinete e o João Vicente, Gaita,os dois pretendem seguir os estudos de musicografia na EMB. O nível de alfabetização exigido para o ingresso no Curso Básico de Musicalização Infantil do CEP/EMB é o equivalente à conclusão da 1ª série do ensino fundamental.
O acesso para os novos alunos no Curso Básico (Musicalização Infantil, Musicalização Juvenil e Musicalização Adulta) do CEP/EMB será feito seguindo as seguintes condições:
Sorteio público, vinculado ao número de vagas disponíveis, para iniciantes;
Para aqueles que já possuam conhecimento musical serão aplicados testes teórico-práticos.Todos os alunos com deficiência devem dominar a linguagem Braille.

2 comentários:

Carolina disse...

Luciana,
Seu texto está bom. A organização das idéias está coerente. Cuidado com as regras gramaticais, principalmente, pontuação. Você poderia ter colocada algumas declarações, principalment, dos alunos da Musicografia Braille - isso dá mais dinamismo à informação.
CD

Fernanda Silva disse...

olá, sou mãe do Gabriel Fernando Silva Soares, obrigada pela matéria que fala sobre os DV, mas por favor se der para colocar uma errata, pois o sobrenome do Gabriel esta errado, é Silva Soares, até conferi na foto e no assunto, bjim.