sexta-feira, 7 de março de 2008

Escola de Música de Brasília oferece musicografia braile


Limitações superadas pela força de vontade


A Escola de Música de Brasília está oferecendo cursos para alunos especiais. Hoje a escola tem 38 alunos com deficiência, sendo que 22 são deficientes visuais que fazem “musicografia braile”, técnica desenvolvida em 1828 por Louis Braille. A força de vontade dos alunos superam as limitações tantos dos baixa visão quanto dos cegos, cuja a dificuldade ainda é maior devido a transformação de partituras no sistema braile.
O aluno Gabriel de Souza, tem 13 anos de idade e está na escola de música há cinco anos, faz a 6ª serie do ensino fundamental. É um menino alegre e comunicativo. Já fez oficina de percussão, mídia, que é música no computador, e piano, hoje ele faz clarinete, que é a sua opção. Ao perguntar que carreira deseja seguir no futuro ele afirma: “Quero ser músico, eu gosto de tocar”.
A Escola de Música tem apoio da Diretoria de Ensino Especial, mas em relação à verba, há uma certa carência. A escola aceita voluntariados, mas com regras, de acordo com a lei e a exigência é que tenha conhecimentos da linguagem musical. Quem quiser mais informações sobre a Escola de Música de Brasília e conhecer sobre a musicografia braile, basta ligar no 61- 3221 8300 ou no site da escola de música http://www.emb.com.br/. A escola também aceita visitas da comunidade.



Por Osmária Cunha

2 comentários:

Carolina disse...

Osmaria,
Esta matéria está boa. Vc focou um único assunto: muisicografia braille. Cuidado comconcordância e pontuação, ok?
CD

Carolina disse...

Osmaria,
A legenda pode trazer mais informações, como o nome do personagem. Quem está de costas tocando piano?
CD