sexta-feira, 7 de março de 2008








_________________________________________
Música brasileira bem representada em festival
O grupo Madrigal da Escola de Música de Brasília foi convidado a participar do festival internacional Mundos Cantat, que acontece na Polônia este mês, eles viajaram no dia 06 de março de 2008, e ficarão fora até 30 de março.
Eles farão apresentações em três cidades polonesas: Szczeci, Legnnica, Sopt. Segundo o diretor da EMC, a turnê será patrocinada pela Polônia, eles tiveram de ir atrás apenas das passagens.
O grupo que existe há 34 anos é uma referência como divulgador da música genuinamente brasileira, embora não fosse assim, “antes nossas apresentações eram de músicas européias, e foi uma surpresa quando começamos a cantar músicas de compositores brasileiros e ouvíamos nossa assistência dizer ‘há no Brasil também existem músicos!’”disse o diretor da BEM, Carlos Alberto Farias Galvão que é formado em composição de música e etnomusicologia . O repertório do grupo é bem variado, vai de Luis Gonzaga, Pixinguinha, Djavan, Tom Jobim, entre muitos outros, “a aceitação do público é muito boa”, acrescentou o diretor.
Existe um projeto para a expansão da Escola de Música de Brasília para outras cidades satélites como Taguatinga e Ceilândia se forem aprovado, mais pessoas terão a oportunidade de estudar música e quem sabe até obter um diploma superior em música.

O começo

A Escola de Música de Brasília foi fundada pelo maestro Livino de Alcântara no dia 11 de março de 1974 na SGA/Sul Quadra 602, Projeção “D” Parte “A”, Brasília - DF. Inicialmente, a EMB oferecia o ensino de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, flauta doce, oboé, clarinete, trompa, fagote, trompete, trombone e tuba, além de manter uma orquestra sinfônica constituída de professores e alunos e o “Madrigal de Brasília”.
Em janeiro de 1998, o prof. Carlos Galvão assume a Direção da EMB pela segunda vez (), e implanta o núcleo de tecnologia e música, responsável pela oferta de tecnologias informatizadas aplicadas à música.
Além de outros benefícios há um ano foi implantado a inclusão de jovens deficientes visuais e cadeirantes.
Para entrar como criança especial é necessário um laudo médico comprovando a deficiência e entrar numa fila de espera. Existem 17 pessoas esperando ser chamado.
Cleidinalva Rosa

Um comentário:

Carolina disse...

Cleidinalva,
Antes de publicar qualquer matéria é necessário apurar e confirmar alguns dados. Eles não viajaram. Eles viajarão em maio. Os nomes das cidades polonesas não escrevem dessa forma como está no seu texto. As declarações devem ser feitas entre aspas e estar acompanhadas de um verbo declaratório.
As idéias precisam estar ligadas. Você falou do Madrigal, depois da possibilidade de uma outra escola de música, depois da fundação. Mas, esqueceu de ligar as idéias. É preciso ficar mais "redondo".
CD