domingo, 2 de março de 2008

Inclusão digital no Recanto das Emas - DF


Em dezembro de 2005, na comunidade Recanto das Emas – DF foi implantada uma ação socio-educativa e cultural pela pró-reitoria e extensão UCB junto com a fundação Banco do Brasil. Uma das coordenadoras deste projeto é Gecilene Machado que tem por função incluir a comunidade no mundo digital através de um espaço cedido pelo GDF com computadores doados por empresas privadas.
O projeto permite -o acesso da comunidade às novas tecnologias de comunicação e informação trazendo benefícios como a redução do índice de analfabetismo tecnológico entre os moradores de baixa renda, a melhora do desempenho dos alunos e diminuição do índice de criminalidade, onde a mobilização da sociedade se volta para o desempenho individual.
A informática ainda é um privilégio de poucos brasileiros e, projetos como esse, fazem com que haja um crescimento significativo na inclusão digital de classes menos favorecidas e conseqüentemente uma redução das desigualdades sociais no país.
Com os esforços do Governo Federal de inclusão digital outros públicos também compõem o alvo de seu trabalho: idosos, pessoas com deficiência, população de zonas de difícil acesso, dentre outros. A idéia é que as Tecnologias da Informação vieram para ficar e, no futuro, quem não estiver "incluído digitalmente" viverá sob uma limitação social importante, perdendo inclusive direitos garantidos à cidadania.

Emanuele Araújo

Um comentário:

Anônimo disse...

Emanuele,
Você poderia ter atualizado a informação. Como está hoje? Quantas crianças já foram atendidas? O texto está bom, mas atente-se para a organização das idéias e questão da atualidade.
CD