domingo, 2 de março de 2008

Em busca de uma genuína inclusão digital

Muito se tem discutido a respeito da inclusão digital no Brasil. As generalizações têm levado a equívocos, como o fato de se acreditar que implantar um laboratório com computadores e internet, em uma comunidade, resulte na inserção do indivíduo no mundo digital.
Ledo engano. A inclusão digital representa a democratização do acesso à sociedade da informação. Desse acesso resultará o conhecimento, o que vai conduzir a um melhor aproveitamento das informações disponíveis. É função precípua dessa inserção uma transição a um estágio melhor do que o anterior, somente assim, o intuito de se popularizar o acesso digital vai ser efetivado.
Melhorar a acessibilidade de deficientes, saber utilizar de maneira competente a informação que é oferecida, potencializar a praticidade em questões rotineiras são aspectos da inclusão digital que nem sempre são prioridade nos programas nacionais.
Experiências concretas em Brasília resultam em benefícios
Não obstante, os equívocos evidentes, no Distrito Federal, a Secretaria de Educação conta com um programa de inclusão digital que tem funcionado em algumas escolas. O Centro de Ensino Fundamental n° 15, de Taguatinga, por exemplo, conta com um laboratório de informática completo, disponível aos alunos do matutino, vespertino e noturno. Professores e monitores capacitados se revezam no atendimento às dúvidas dos alunos.
O sucesso é resultante da parceria entre a instituição educacional e a comunidade. O que sinaliza para o fato de que os cidadãos buscam construir um caminho eficiente que conduz à cidadania plena.

Aldenora Moraes

Um comentário:

Anônimo disse...

Aldenora,
Seu texto está muito bom. A utilização de personagens e suas histórias pode deixar a matéria mais viva.
CD