A inclusão digital torna-se responsabilidade social
O processo de inclusão digital iniciado no Brasil há alguns anos, tem ganhado destaque no cenário político com projetos e programas sociais, porém, muitos ainda não entraram em prática. A nova era da informação dispõe de benefícios que nem todos têm acesso por questões sociais, culturais e econômicas.
A inclusão digital corresponde a uma nova estratégia de democratização e integração da comunicação eletrônica. As escolas e universidades tornaram-se essenciais na difusão de conhecimento da digitalização. É preciso capacitar os professores e fazer uso do laboratório digital com freqüência.
De fato muitas famílias não têm condições de adquirir um computador e até mesmo ter acesso à internet. Trata-se de responsabilidade social, a disponibilidade da informação tem que ser para todos. Deve-se ter como finalidade aprimorar o ambiente social através do manuseio de computadores.
Atualmente as lan houses tem sido instrumento de fácil acesso para inclusão digital. O problema é que as pessoas nem sempre podem gastar dinheiro com algumas horas “navegando”. A saída é implantar mais programas de acesso gratuito à internet em espaços comunitários. É importante frisar que a conseqüência da inclusão digital está ligada à geração de empregos, estímulo ao conhecimento e a diminuição da desigualdade social.
Priscila Rodrigues
Um comentário:
Priscila,
Seu texto está bom. Cuidado com as regras gramaticais, principalmente, pontuação. A utilização de personagens e suas histórias pode deixar a matéria mais viva. Cite as fontes, nome e cargo dentro da empresa.
CD
Postar um comentário