quarta-feira, 12 de março de 2008

Células tronco em discurssão



Brasil precisa avançar em pesquisas com céluas tronco


Está em andamento no Superior Tribunal Federal (STF) a discurssão relacionada a liberação do uso de células-tronco. O relator Carlos Ayres Britto e a presidente da Corte Ellen Gracie mostraram-se favoráveis ao uso de células embrionárias humanas para pesquisas científicas.
Para o geneticista Oliver Smithies, 82 anos, prêmio Nobel De Medicina e Filosofia em 2007 se o Brasil não aceitar fazer pesquisas com células embrionárias, ele estará atrasado em anos além de estar impedindo seus cientistas de avançarem em questão de pesquisas e em relação aos cientistas mundiais.
Ainda segundo Oliver, sem a liberação dessa lei o Brasil ficará para trás no processo científico mundial, além de não ser visto como um país colaborador de outras nações que investem nesse tipo de pesquisas. O especialista trabalha há mais de 20 anos com esse tema. Para ele, não trabalhar com esse tipo de pesquisas torna o Brasil um país atrasado em pelo menos sete anos, data que começaram as pesquisas relacionadas com as células tronco.
Smithies que participou do I Simpósio Brasileiro de Tecnologia Transgênica, em São Paulo, cientistas de todo o mundo trabalham em cooperação e quanto mais um país colabora, mais ele é beneficiado com os resultados das pesquisas e pode trocar informações entre os colaboradores.
O que pode perceber é que o Supremo está divido de um lado tem dois votos favoráveis a essa nova lei a do relator Carlos Ayres de Britto, e da presidente da corte, Ellen Gracie. A votação foi adiada a pedido do ministro Carlos Alberto Direito.
Em meio a toda a polêmica que se forma a esse respeito o cientista afirma que a as pesquisas envolvendo as células tronco, se trata de uma forma de melhorar a vida de muitas pessoas e até doar vida a pessoas e não acabar com elas. Ao contrário da declaração do Papa Bento XVI, que vê as pesquisas com células tronco como ‘um pecado’. O cientista acrescentou que assim como Deus criou a vida ele pode por outros meios melhora-la por meio das pesquisas com células-tronco. Muitos ainda não entendem o real significado dessas pesquisas e seta falta de entendimento tem atrasado bastante o avanço das pesquisas nesta área.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cleidinalva,
Seu texto está melhorando. Leia e releia o texto antes de publicá-lo (há um erro de digitação logo no título). Redobre a atenção para as regras gramaticais, principalmente, pontuação, concordância nominal e verbal.
CD