sábado, 15 de março de 2008

Sexo frágil?


O “Dia Internacional da Mulher” é em homenagem as mulheres que morreram na fábrica (Nova Iorque – EUA) em 1857. Mas somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa data não foi criada apenas pra comemoras mais sim com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.

Mesmo com todos os avanços elas ainda sofrem com a violência, com o excesso de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Várias coisas foram conquistadas, mas há muito pra se conquistar e modificar na história.
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Uma das frases do Dia Internacional da Mulher que mais me chamou a atenção foi que a mulher não precisa de datas, talvez esta seja a melhor frase do Dia Internacional da Mulher e mais verdadeira do que inúmeras frases românticas procuradas pelos homens ou mulheres para agradar outras mulheres.

Aquelas que sempre foram estereotipadas como sexo frágil aprenderam a transformar suas fraquezas em degraus para suas conquistas e hoje ocupa um espaço importante, algo antes jamais imaginado pela sociedade machista.

“Nunca as mulheres são tão fortes do que quando se armam com as suas fraquezas.” (George Sand
).

Um comentário:

Anônimo disse...

Emanuele,
Seu texto está bom, mas ficou muito informal (você falou sobre a criação do Dia a Mulher, mas não falou como está hj). Leia e releia o texto antes de publicá-lo. Use personagens para tornar a matéria mais atrativa e impessoal.
CD