sábado, 15 de março de 2008

Presidente Lula discursa em Cerimônia de Formatura

Por Antonio Almeida

Nesta quinta-feira, dia 13, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Administração da Unipalmares (Universidade Zumbi dos Palmares) em São Paulo. Por ocasião da colação de grau, o Presidente defendeu a importância da educação, principalmente para os afro-descendentes.

No discurso, Lula defendeu mais uma vez a sua política educacional que visa colocar os negros em pé de igualdade com os brancos no momento da inserção no mercado de trabalho. “Antes negro só ia ao banco para depositar dinheiro para o patrão. Quando tiver a mesma oportunidade de freqüentar uma Universidade, não será mais necessário o sistema de cotas” Afirmou. Lula fez questão de reiterar a sua intenção de fazer do Brasil um país mais justo e com uma melhor distribuição de renda.

“Penso que o que vocês estão fazendo aqui na Unipalmares é um exemplo extraordinário. Nós não queremos dividir universidade de negro e universidade de branco. Nós não queremos cotas, 30% para um, 40% para outro. O que nós precisamos é construir um país em que todos, sem distinção de cor e sem distinção de origem social tenham a mesma oportunidade de sentar nos bancos das universidades deste país” Concluiu. Lula prometeu inaugurar até 2010, 10 novas universidades federais, 48 extensões universitárias em todo o país, além de 214 escolas técnicas profissionais.

Autoridades presentes

O evento contou com a participação do Ministro da educação, Fernando Haddad, e da igualdade social, Edson Santos, que destacou a importância das políticas de inclusão social do Governo Federal. Haddad colocou o que considera ser o grande desafio do Brasil nas políticas públicas. O Governador de São Paulo, José Serra, também esteve presente. “A Unipalmares se volta também à inserção social, cultural e econômica da comunidade negra no nosso país, na nossa sociedade”, Finalizou Serra. A universidade Palmares é a precursora na América Latina no que diz respeito à política racial para a educação, com 50 % das vagas destinadas aos afro-descendentes. Segundo a Universidade, no Brasil 2% dos alunos que freqüentam as Universidades são negros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Antönio,
Não entendi. Olha isso:

http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/481001-481500/481121/481121_1.html
14/03/2008 10:35h
LULA: NEGRO SÓ IA AO BANCO PARA
DEPOSITAR $ PARA O PATRÃO. VÍDEO!publicidade

O Presidente Lula participou nesta quinta-feira, dia 13, em São Paulo, da cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Administração da Unipalmares (Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares). Durante a colação de grau dos formandos, Lula defendeu a importância da educação (clique aqui para ver o vídeo).
Durante o discurso, o Presidente Lula disse que, antes, negro só ia ao banco para depositar dinheiro para o patrão. Para Lula, quando o negro tiver a mesma oportunidade de frequentar uma universidade, não será mais necessário o sistema de cotas.
"Penso que o que vocês estão fazendo aqui na Unipalmares é um exemplo extraordinário. Nós não queremos dividir universidade de negro e universidade de branco. Nós não queremos cotas, 30% para um, 40% para outro. O que nós precisamos é construir um país em que todos, sem distinção de cor e sem distinção de origem social, tenham a mesma oportunidade de sentar nos bancos das universidades deste país", afirmou Lula.
[...]Os ministros da Igualdade Racial, Edson Santos, e da Educação, Fernando Haddad, também participaram do evento. Edson Santos defendeu a importância de políticas de inclusão social. Haddad destacou o que considera ser o grande desafio do Brasil. [...] A Universidade Zumbi dos Palmares é a primeira universidade da América Latina a destinar 50% das vagas para alunos afro descendentes. 87% dos alunos que freqüentam as aulas na universidade são negros.
CD