quinta-feira, 13 de março de 2008

Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo que eu ?


Não é nada fácil ser bonito como as celebridades que arrancam suspiros e são alvo de inveja. A boa aparência é uma exigência que persegue a todos, a beleza a qualquer custo afeta cada vez mais pessoas comuns que se dispõe a buscar o padrão imposto pela sociedade e pela mídia. Esse mesmo padrão é alvo de críticas por especialistas e por pessoas adeptas ou não. Algumas horas em academias, salões de beleza, clínicas de estéticas e salas de cirurgias. Mas qual é preço disso tudo? Essa busca é saudável? De acordo com a psicóloga, Gabrielle Aparecida, “toda essa busca está ligada a auto-estima do indivíduo. “O espelho reflete também o estado emocional da pessoa, a partir dos 12 anos, a estética é enfatizada como indispensável para aquele adolescente, que quando não é excessiva, é saudável”.
O cirurgião plástico e dono da clinica Alexandre Castilho, informa que os tratamentos mais procurados ainda são a famosa lipoaspiração, cirurgia que auxilia na redução de gordura, botox, indicado para minimizar as rugas de expressão, a drenagem linfática que tem como principal função estimulara circulação através de massagem e a mamoplastia de aumento, a chamada prótese de mama. “Muitos pacientes me procuram sem ao menos precisarem de alguma plástica ou retoque. Eles procuram a clínica por vaidade mesmo, muitos desejam ser uma cópia de famosos, para se sentirem mais feliz com o próprio corpo e com isso interfere na alma e na mente, tenho clientes extremamente exagerados que gostariam de fazer inúmeras coisas que não me cabem fazer, pois muitas vezes podem acarretar na saúde desses pacientes e tento preservá-los”. Sentencia Alexandre que procura auxiliar seus pacientes de que as cirurgias têm seus riscos.
Clínicas de estéticas e salões de beleza faturam cada vez mais com inovações e tecnologias que prometem milagres, assim como o alisamento de cabelo com a progressiva, que fazem a cabeça das mulheres e utilizado em grande parte dos salões, que de maneira correta traz benefícios ao usuário.
E quem acha que os homens não se preocupam com a beleza, está totalmente enganado, cremes, xampus, loções e tratamentos estéticos fazem parte sim do universo masculino. Mais do que nunca eles querem causar uma boa impressão e encaram como algo positivo e sem preconceito, pois o mercado de trabalho exige uma boa aparência. É nesse ponto que as indústrias de produtos masculinos investem cada vez mais. Antigamente os produtos estéticos eram direcionados totalmente às mulheres, hoje, dividem espaço nas prateleiras com artigos voltados para o público masculino.
Na verdade vale tudo para ficar bonito e se sentir bem desde que isso não interfira na vida de uma forma viciosa ou que acarrete malefícios, ao procurar um profissional saiba que não só sua beleza está em jogo e sim sua saúde e sua vida.

Amanda Andrade

Um comentário:

Anônimo disse...

Amanda,
Seu texto ficou bom. Tenhamais cuidado com a potnuação e as declarações.
CD